Médico de hérnia: qual especialidade é indicada?
As hérnias são lesões muito comuns, que podem aparecer em diferentes partes do corpo. Esses problemas podem causar dores intensas e outras complicações, exigindo um tratamento com um bom profissional.
No conteúdo de hoje você vai descobrir quem é o médico de hérnia e como esse especialista pode ajudar. Tenha uma boa leitura!
O que são as hérnias?
Antes de falarmos sobre o profissional, porém, vale explicar do que se trata essa lesão. As hérnias se caracterizam pelo deslocamento — total ou parcial — de um órgão, que passa por uma cavidade ou uma área sensibilizada do organismo.
Esse problema pode acontecer na coluna, no diafragma ou em qualquer outra região do corpo. No conteúdo de hoje o nosso foco estará em uma das áreas mais comuns: as hérnias do aparelho digestivo.
Quais são os sintomas das hérnias do aparelho digestivo?
As hérnias podem provocar diferentes sinais, dependendo da sua gravidade e da sua localização. Alguns dos sintomas mais comuns, quando se trata do aparelho digestivo, são:
- Inchaço na região afetada;
- Saliência que pode ser visível na pele, de uma maneira constante ou quando fazemos algum esforço;
- tosse, dor ao evacuar ou dor ao tossir.
As hérnias podem ser causadas pelo excesso de esforço para evacuar, por gestações muito próximas uma da outra ou por excesso de esforço físico e carregamento de peso, entre outros fatores. Conheça algumas das lesões mais comuns!
Quais são os tipos de hérnia do aparelho digestivo?
O aparelho digestivo pode ser acometido por diferentes tipos de hérnias. Confira alguns dos principais:
- Hérnia Inguinal, quando uma parte do intestino ou de outro órgão passa por uma abertura no sistema digestivo;
- Hérnia de Hiato, quando uma parte do estômago passa por uma abertura no diafragma;
- Hérnia Umbilical, quando uma parte do intestino passa por músculos abdominais;
- Hérnia Femoral, quando uma parte do intestino passa por músculos do abdômen na região femoral.
Qual médico procurar para tratar das hérnias?
Quando as hérnias são formadas no sistema de digestão, o ideal é que elas sejam tratadas por um cirurgião do aparelho digestivo. Esse profissional tem conhecimentos especializados para lidar com essas lesões e sabe identificar a melhor forma de tratamento.
A intervenção, na maioria das vezes, será por meio de uma cirurgia. O cirurgião realizará um procedimento para recolocar o órgão no seu devido lugar, sendo que as técnicas podem ser minimamente invasivas ou ser advindas da cirurgia tradicional (aberta).
Os procedimentos minimamente invasivos são os mais recorrentes atualmente. Eles são feitos a partir de pequenas incisões na região abdominal, pelas quais são inseridos os equipamentos cirúrgicos e uma microcâmera.
Sem precisar abrir o corpo do paciente, o profissional realiza a operação se orientando por um monitor. Alguns tratamentos, porém, também podem ser feitos com o uso de medicações.
Agora você já sabe qual médico procurar para o tratamento das hérnias do aparelho digestivo. Se perceber algum sintoma no dia a dia, agende uma consulta com a Dra. Aline e venha fazer a sua avaliação!