Colite: quais os tipos, sintomas e tratamentos

Você já ouviu falar na  Colite? Essa inflamação pode trazer sintomas como a prisão de ventre, a diarreia e a dor abdominal, prejudicando nossa qualidade de vida e nossas atividades do dia a dia.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse problema, os tipos de inflamação e seu tratamento. Tenha uma boa leitura!

O que é e quais são os tipos de colite?

A colite é uma inflamação no colon, que é a maior porção do intestino grosso. Existem três tipos principais dessa doença:

  • a retocolite ulcerativa, que pode ser causada por problemas autoimunes e atinge a mucosa do intestino grosso e do reto;
  • a colite pseudomembranosa, que é causada pelas bactérias normais do intestino, que se tornam patogênicas devido aos desequilíbrios da flora — causados pelo uso excessivo de medicações, por exemplo;
  • a colite isquêmica, causada pela interrupção ou redução do fluxo de sangue para o cólon, que é proporcionada pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

Quais são os sintomas da colite?

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de colite desenvolvida, mas de uma forma geral, eles incluem:

  • a dor abdominal;
  • o inchaço do abdômen;
  • os desequilíbrios intestinais, como a diarreia e a prisão de ventre;
  • a presença de muco ou de sangue nas fezes;
  • as náuseas e vômitos;
  • a desidratação;
  • a flatulência;
  • febre e calafrios.

Como é feito o diagnóstico da colite?

O diagnóstico é feito a partir de exames como a colonoscopia e a endoscopia. No primeiro caso, é possível visualizar todo o intestino grosso até sua junção com o intestino delgado, identificando as lesões causadas pelas inflamações e, assim, a intensidade do quadro do paciente.

Na endoscopia, por sua vez, é introduzido um tubo pelo reto, permitindo a identificação do problema na região. O cirurgião do aparelho digestivo define os melhores exames a se fazer em cada caso, analisando as particularidades do paciente para determinar o melhor tratamento.

Como funciona o tratamento da colite?

Os casos mais leves de colite são tratados somente com a mudança de hábitos, exigindo que o paciente adote uma alimentação equilibrada e saudável. Isso provoca o alívio dos seus sintomas e favorece a absorção de nutrientes do organismo, ajudando a controlar o quadro de inflamação.

Em alguns casos, como na colite pseudomembranosa, podem ser usadas medicações para combater as bactérias responsáveis pela inflamação. O médico pode recomendar antibióticos, antiinflamatórios e corticoides, por exemplo.

Para os casos mais avançados, em que o tratamento conservador não é mais suficiente, é indicada a cirurgia para a remoção total ou parcial do cólon, dependendo das necessidades do paciente. O reto também pode ser removido, se tiver sido muito prejudicado.

Quais são os cuidados indicados para os pacientes com colite?

Em todas as situações, os bons hábitos continua sendo necessários para melhorar a qualidade de vida e impedir que o problema avance. A colite muitas vezes é um problema crônico, exigindo cuidados e acompanhamento por toda a vida do paciente.

O acompanhamento com um médico qualificado faz toda a diferença. Busque por um profissional de confiança, que tenha ampla experiência na área. Com essas medidas, é possível conviver com a colite e manter o seu bem-estar.

Agora você já sabe o que é a “COLITE” e como funciona o seu tratamento! Se tiver se identificado com os sintomas dessa doença, não deixe de buscar ajuda o mais rápido possível, cuidando da sua saúde e evitando que o quadro se agrave.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para marcar seu horário com a Dra. Aline Casteletti, não deixe de entrar em contato!

Leia também:

O que faz um cirurgião do aparelho digestivo?

Diverticulite: por que acontece e como tratar?


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

imagem que representa a logomarca do whatsapp