Cirurgia do aparelho digestivo: quais as doenças tratadas?

As cirurgias do aparelho digestivo tratam questões relacionadas ao esôfago, ao estômago, aos intestinos (grosso e delgado), ao reto, ao ânus e às estruturas como o apêndice, o fígado e a vesícula biliar. A operação pode ser a única solução para um problema ou, na maioria das situações, uma alternativa quando outros tratamentos se mostram suficientes.

Os órgãos do aparelho digestivo são afetados por maus hábitos, por questões emocionais e por fatores genéticos, estando suscetíveis a uma série de doenças. Conheça a seguir 5 das operações mais comuns!

cirurgia-do-aparelho-digestivo-quais-as-doencas-tratadas

Cirurgia da vesícula

A vesícula é responsável pelo armazenamento da bile – uma substância produzida pelo fígado que participa da digestão. Essa estrutura deve ser removida quando surgem cálculos (pedras), pólipos ou inflamações na região, apresentando riscos para o paciente ou provocando dores intensas, náuseas e febre (entre outros sintomas).

A remoção pode ser feita pela videolaparoscopia – uma técnica minimamente invasiva em que não é necessário abrir o paciente. O médico realiza pequenas incisões na região abdominal, introduzindo uma microcâmera que fornece imagens do interior do organismo. São introduzidos, então, os instrumentos necessários para a remoção.

Cirurgias para hérnias do aparelho digestivo

As hérnias se caracterizam pelo deslocamento de um órgão – ou de parte de um órgão – por uma abertura no organismo. Quando se fala do aparelho digestivo, a hérnia de hiato é uma das mais conhecidas, ocorrendo na região entre o estômago e o esôfago.

As hérnias na parede abdominal também são bem comuns. Elas podem provocar dores no paciente e “estrangular” seus vasos sanguíneos, entre outras complicações.

O tratamento inicialmente é realizado com abordagem clínica, com medicações e mudança de maus hábitos, por exemplo. Quando essas medidas não são suficientes, a questão deve ser operada a partir da laparoscopia.

Cirurgia para o Refluxo Gastrointestinal

O refluxo é o retorno do conteúdo estomacal para o esôfago, causando sintomas como a azia e a dor na região torácica. Esse retorno é provocado por um defeito no esfíncter esofágico inferior – uma válvula localizada na junção entre esses órgãos.

Esse defeito precisa ser consertado, inicialmente, pelo tratamento clínico e pela mudança de hábitos alimentares – reduzindo a quantidade de alimentos muito ácidos, por exemplo. Quando essas medidas não mostram bons resultados, a válvula é reconstruída a partir de uma operação. A laparoscopia também é a técnica mais indicada aqui.

Cirurgia para o câncer gástrico

O câncer gástrico é um dos tipos de câncer mais comuns, que pode levar a óbito dependendo do seu estágio. Esse problema costuma ser descoberto quando já está mais avançado, sendo fundamental compreender os seus sintomas e fazer consultas de rotina para detectá-lo em seu começo.

O tumor pode causar dores abdominais, vômitos, náuseas, sensação de saciedade precoce e perda de peso, entre outras questões. O tratamento pode se dar com a quimioterapia ou com a gastrectomia – a retirada total ou parcial do estômago e dos linfonodos, se necessário. Essa remoção também pode ser feita com a técnica laparoscópica.

Cirurgia para hemorroidas

As hemorroidas são veias dilatadas na região anal, que podem provocar dores para evacuar, coceira, sangue nas fezes e dificuldades para urinar, entre outras complicações – como a trombose. Elas são causadas pela falta de fibras na alimentação, pela prisão de ventre e pela cirrose epática, por exemplo, podendo ser externas – quando estão aparentes – ou internas – quando são imperceptíveis ou são notadas apenas em alguns momentos.

O tratamento inicial se dá com pomadas e supositórios, mas pode ser necessária a remoção dessas veias pela hemorroidectomia. Para além disso, outra alternativa é “estrangular” as veias afetadas a partir de uma ligadura elástica, para que não causem mais danos ao organismo.

Essas são apenas algumas das doenças do aparelho digestivo, mas esperamos que tenha gostado de saber mais sobre as operações! Em caso de dúvidas, agende um horário com a Dra. Aline e venha conversar!


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

imagem que representa a logomarca do whatsapp