Cirurgia Bariátrica: quem pode fazer?
A Cirurgia Bariátrica é uma das formas de tratamento de pacientes com obesidade ou com doenças ligadas ao sobrepeso, devendo ser feita uma avaliação ampla antes de ser recomendada. São muitos os pontos a serem levados em conta para essa intervenção, como você descobrirá a seguir.
No conteúdo de hoje vamos falar mais sobre a cirurgia bariátrica, suas indicações e os cuidados envolvidos nesse procedimento. Tenha uma boa leitura!
O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é uma operação feita para facilitar a perda de peso dos pacientes, utilizando diferentes técnicas para alcançar esse objetivo. Ela pode, por exemplo, restringir a quantidade de comida que o estômago pode armazenar, interferindo na absorção de calorias.
Com os padrões de beleza e a pressão estética do mundo atual, muitas pessoas querem recorrer a esse procedimento sem que haja a real necessidade. É muito importante tomar cuidado, portanto, para fazer uma escolha consciente e contar com um profissional responsável, que só fará a operação diante da garantia da segurança física e emocional do paciente.
Como é feita a cirurgia bariátrica?
Entre as várias técnicas de cirurgia bariátrica, o bypass gástrico é uma das mais realizadas. A parte alta do estômago é grampeada para reduzir sua capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que é feito um desvio na parte inicial do intestino para influenciar na produção de hormônios de sociedade, reduzindo a fome.
Essa técnica pode ser feita a partir da videolaparoscopia: um método minimamente invasivo, no qual não é preciso abrir o abdômen do paciente. Outras alternativas incluem a gastroctomia vertical — na qual é removida cerca de 80% do estômago — ou a duodenal switch — que combina a gastrectomia com o desvio do intestino, entre outros modelos.
Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
A indicação para a cirurgia bariátrica é feita com base nas condições de saúde do paciente e em seu IMC. Ela é recomendada, geralmente, para quem tem IMC acima ou igual a 40 — ou acima ou igual a 35, com mais de dois problemas de saúde associados.
Esses problemas de saúde podem ser a diabetes, a hipertensão e o colesterol alto, por exemplo. A cirurgia bariátrica, no entanto, na maioria das vezes não deve ser a primeira opção de tratamento.
É importante que o paciente tente melhorar suas condições de saúde de outras formas, alterando seus hábitos no dia a dia e trabalhando suas emoções. Isso ainda será necessário, afinal de contas, mesmo após a cirurgia bariátrica.
Quais são as contraindicações da cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica não é recomendada para:
- pacientes com IMC entre 25,1 e 29,9;
- pacientes com doenças genéticas, como a síndrome de Prader-Willi;
- pacientes sem suporte familiar;
- pacientes com transtornos psiquiátricos não controlados.
Quais são os cuidados necessários para a cirurgia bariátrica?
Depois da cirurgia bariátrica, os pacientes ainda precisam mudar seu estilo de vida e seus hábitos alimentares. Antes do procedimento, portanto, eles devem ser preparados para essas alterações, que podem ser bem sensíveis e delicadas.
É preciso compreender que seu corpo passará por muitas mudanças, exigindo disciplina e resiliência. A decisão não deve ser tomada por impulso, por baixa autoestima ou por pressão social, sendo importante que haja o acompanhamento com um psicólogo antes da decisão — assim como na preparação e na recuperação do procedimento.
Com o apoio de um bom profissional e de uma equipe multidisciplinar, o paciente tem muito mais segurança para passar pela “CIRURGIA BARIÁTRICA”. Assim, não deixe de levar esses pontos em consideração!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para saber mais ou marcar uma consulta com a Dra. Aline, não deixe de entrar em contato!
Leia também:
O que faz um cirurgião do aparelho digestivo?
Quais os sintomas e tratamentos para úlcera?