Cirurgia da vesícula: quando é indicada e como é a recuperação?

A retirada da vesícula – Colecistectomia – é um procedimento realizado pelo cirurgião do aparelho digestivo quando aparecem inflamações, cálculos ou pólipos nessa região. A operação pode ser feita com técnicas minimamente invasivas ou de maneira tradicional, sendo que isso influencia na sua recuperação. No conteúdo de hoje vamos nos aprofundar na cirurgia da vesícula, nos seus procedimentos e nas indicações. Continue sua leitura e saiba mais!

cirurgia-da-vesicula-quando-e-indicada-e-como-e-a-recuperacao

O que é a vesícula?

A vesícula é a estrutura responsável pelo armazenamento da bile – uma substância produzida pelo fígado que ajuda na digestão. Quando a vesícula é removida a bile continua a ser produzida normalmente, sendo liberada diretamente no intestino delgado. 

Dessa maneira a Colecistectomia não traz tantas transformações para a vida de um indivíduo, exigindo apenas que ele cuide da sua alimentação para facilitar o processo digestivo. A ingestão de gorduras em excesso, por exemplo, deve ser evitada.

Como é feita a cirurgia da vesícula biliar?

A Colecistectomia pode ser feita de três maneiras: com uma operação aberta – mais tradicional –, pela videolaparoscopia ou pela cirurgia robótica – que são mais utilizadas atualmente. Para os três procedimentos o paciente fica sob o efeito de anestesia geral.

Na operação tradicional, é realizado um corte maior para a remoção da estrutura, enquanto que a laparoscopia e a cirurgia robótica são minimamente invasivas, feitas por meio de pequenas incisões. O médico introduz uma microcâmera na região abdominal e, a partir das imagens que surgem em um monitor, utiliza os demais instrumentos para fazer a remoção.

Quando a cirurgia da vesícula é indicada?

A Colecistectomia é recomendada em situações como: 

  • quando há o surgimento de cálculos (pedras) na região, que podem ser assintomáticos ou provocar dores intensas, febre, náuseas e vômitos, entre outros sintomas;
  • quando ocorre uma inflamação (colecistite), que pode ser causada por tumores, danos nos vasos sanguíneos e infecções;
  • quando aparecem pólipos na região, que podem ser sinais cancerígenos e devem ser investigados. 

Esses problemas são percebidos por exames de imagem (como ultrassons) e por exames de urina, quando o paciente procura o médico se queixando de alguma dor ou quando está investigando alguma outra questão. 

Como é a recuperação da cirurgia da vesícula biliar?

O pós-operatório será determinado pelas técnicas utilizadas, sendo mais longo para os pacientes que passaram pela operação aberta. No procedimento tradicional, a alta costuma ser dada após dois dias de internação, enquanto que na videolaparoscopia e na cirurgia robótica os indivíduos são liberados após um dia no hospital.

O paciente pode ter desconfortos como dores abdominais, dores nos ombros e no pescoço, já que o procedimento causa a irritação de um nervo que passa por todas essas regiões. O médico recomendará analgésicos e outros medicamentos para lidar com os incômodos.

Entre os cuidados mais importantes para a fase de recuperação estão:

  • o repouso, mas com um pouco de movimentação – como caminhadas pela sala, por exemplo –, já que ficar o tempo todo deitado pode ser prejudicial;
  • a adoção de uma alimentação líquida e pastosa após a operação, com ingredientes que facilitam a digestão;
  • o retorno ao trabalho após cerca de duas semanas depois da cirurgia.

Com essas orientações – e os cuidados personalizados indicados pelo profissional – a recuperação será tranquila e o indivíduo terá maior bem-estar. 

A Colecistectomia – ou cirurgia da vesícula – é importante para a qualidade de vida, a segurança e o bem-estar dos pacientes nas situações mencionadas aqui. Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas sobre essa operação! Se você está com algum sintoma e quer fazer uma avaliação, agende um horário com a Dra. Aline Casteletti!


Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

imagem que representa a logomarca do whatsapp